Xaviera tenta desviar caminho sombrio de Tertulinho como coronel em Mar do Sertão
Apesar de não encontrar abertura, Xaviera ainda faz o que pode para colocar juízo na cabeça do novo coronel
Todos os indícios mostram um futuro tenebroso para Canta Pedra, sobretudo depois que Tertulinho (Renato Góes) assume o lugar do pai como coronel em Mar do Sertão, largando Tertúlio (José de Abreu) às traças enquanto esquematiza novos planos para se dar bem. Nesta fase, o caos já terá sido instaurado na cidade, mas Xaviera (Giovana Cordeiro) continuará tentando reverter o ódio no coração do filhinho da mamãe.
Ela até se esforça, mas as atitudes de Tertulinho ficarão tão absurdas que ela pensará em desistir em inúmeras ocasiões, principalmente porque ela já viveu experiências ao lado do cafajesta no passada, e nenhuma delas foi favorável. O poder subirá rapidamente à cabeça do novo coronel da cidade, justamente em um período desastroso em que o açude fica inteiramente contaminado.
Com isso, a população fica sem água de qualidade para beber ou tomar banho e começa a enfrentar doenças fatais. Até mesmo o sheik Omar (Gillray Coutinho) sofrerá com as graves consequências das algas jogadas de forma criminosa por Sabá Bodó (Welder Rodrigues) no açude, e precisará contar com a ajuda de ninguém menos que Labibe (Theresa Fonseca) para escapar da morte.
Xaviera tenta, sem sucesso. Depois de tanto esforço e até um ensaio do que poderia ser uma vida tranquila ao lado de Tertulinho, ela desiste oficialmente do vilão e termina o relacionamento, deixando a fazenda com rapidez para nunca mais olhar na cara do coronelzinho. Será?